EaD é tendência para formação de profissionais qualificados

Antes de destacarmos qualquer argumentação a respeito das qualidades da educação a distância (EaD), é fundamental elucidarmos um ponto que costuma gerar confusão quando falamos deste método de ensino. É que, embora muita gente diga que a EaD é tendência (e de fato, é, trataremos disso adiante) e a classifique como um fenômeno moderno, atual e recente, ela é bem mais antiga do que as pessoas imaginam e oferece algumas possibilidades que colaboram para a qualificação da formação de uma maneira muito exclusiva e especial. Antes, porém, é necessário esclarecer essa história.

Os primeiros registros de aulas na modalidade a distância datam de 1904, por meio de correspondências. Depois delas vieram as radioaulas, seguidas pelas aulas por videocassete e pelas teleaulas — transmitidas ao vivo ou não (quem não lembra do Telecurso 2000, não é verdade?). Por fim, chegamos aos dias de hoje, com a internet. E da mesma forma que a internet cada vez mais é difundida pelo mundo, a EaD ganha cada vez mais adeptos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), um terço das matrículas de ensino superior entre 2003 e 2013 foi para cursos a distância. Os dados mais recentes da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) trazem outra informação pertinente: até 2014, foram matriculados mais de 3,8 milhões de alunos nos cursos EaD. E, é claro, este número só cresceu de lá pra cá.

Esse avanço tem raiz tanto nos benefícios quanto no fato da EaD ser reconhecida pelo MEC desde 2005. Embora este recorte se refira ao caso nacional, o fenômeno é global. Universidades centenárias pelo mundo todo, como Mackenzie, Harvard e Oxford, já disponibilizam cursos a distância.

Diante de tudo isso, é claro que a Unesc não poderia deixar de acompanhar essa evolução e oferecer à comunidade cursos EaD que garantem qualificação reconhecida por meio de recursos que se adaptam de maneira bem interessante à realidade dos alunos e, dessa maneira, contribuem para que o conteúdo seja melhor aproveitado.

EaD é tendência porque inova na maneira de ensinar

Entender exatamente de que modo a EaD impacta na forma de assimilação do conteúdo é crucial para se sentir seguro em relação à metodologia dessa modalidade. Como na presencial, a EaD também traz a proposta das aulas expositivas e, somado a elas, lança desafios ao aluno para buscar informações e mais aprofundamento usando os vários conteúdos multimídia disponibilizados, promovendo interatividade e facilitando a absorção das informações.

E mais: tudo isso ocorre no horário em que o aluno se sentir mais disposto e preparado dentro da semana de estudos daquele conteúdo, não numa hora pré-determinada que pode não estar sendo compatível com a disposição que ele tem diante das tantas tarefas do dia a dia. Assim, é possível organizar os horários de estudos de acordo com a sua preferência, a fim de ter uma experiência mais tranquila e muito mais produtiva ao seguir o cronograma das atividades propostas pelo curso da forma que julgar melhor.

A EaD, portanto, tem esse diferencial de estimular o aluno a fazer com que ele próprio busque mais fontes de saber, muitas vezes convidando-o a pesquisar e entender o tema de estudos por meio da leitura de textos e dos materiais audiovisuais, como aulas comentadas, videoaulas gravadas, entre outros. Dessa maneira, o indivíduo já interage com a lição do dia tendo um conhecimento prévio do assunto. E aqui cabe um destaque importante: embora o aluno seja autônomo em relação à sua organização para os estudos, ele nunca está sozinho.

Na Unesc, uma equipe de professores qualificados organiza e elabora as disciplinas. Aqui, falamos de artigos, textos de apoio e podcasts, por exemplo, disponibilizados justamente para garantir ainda mais qualidade ao aprendizado e um aproveitamento muito superior. No andamento das aulas há o acompanhamento e a possibilidade de discutir os conteúdos com um professor-tutor. Além disso, em caso de dúvidas técnicas no sistema, há a possibilidade de fazer contato com a monitoria, a qual presta atendimento de suporte ao ambiente virtual nos três turnos de funcionamento da universidade.

Caso você queira conhecer outras características da EaD e entender de que maneira a Unesc pode ajudá-lo a continuar os seus estudos e fazer uma pós-graduação de uma forma muito mais prática, dinâmica e positiva, entre em contato com a gente! Você também pode deixar o seu comentário no espaço abaixo. Fique à vontade! Estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas e continuar a conversa.