A importância da pós-graduação para o desenvolvimento profissional

Bem sabemos que a educação transforma. É por meio dela que as pessoas passam a ter instrumentos para conquistar seus objetivos e viver em comunidade de forma responsável. Nesse sentido, o nível de escolaridade é uma característica que impacta diretamente nas oportunidades de vida e condições de trabalho atuais. E exatamente por causa dessa realidade, é possível verificar a importância da pós-graduação para o desenvolvimento pessoal e profissional. Temos quase certeza de que você já ouviu essa afirmação outras vezes, estamos certos? Pois é, em alguns casos pode até parecer senso comum, porém, trata-se de uma questão tão séria que os dados que sustentam este argumento são impactantes.

Para você ter ideia, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base nos resultados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o grau de escolaridade corresponde a até 70% do diferencial total de salários. Outro levantamento, desta vez do Cadastro Nacional de Empresas (Cempre) do IBGE, revela que, em um universo de 4,8 milhões de empresas e organizações no país participantes da pesquisa, a quantidade de funcionários com ensino superior é inferior a 20%, mas são eles que concentram quase 40% da massa salarial total. Isso só para fazer um recorte simples.

Contudo, é necessário que mesmo este público mais qualificado busque um diferencial para se destacar dos colegas de profissão. Por isso, se considerarmos somente aqueles que têm alguma especialização dentro desse universo do ensino superior, além de possuírem salários mais elevados, eles também conseguem posições melhores na empresa e têm mais chances de uma recolocação profissional qualificada.

Segundo especialistas da multinacional de recrutamento e seleção Hays, profissionais que prosperam na carreira trocando de empresa conseguem um aumento nos rendimentos de 20% a 30% cada vez que se recolocam. Esse movimento de “inflação salarial” ocorre porque, para que uma companhia atraia um profissional já estabelecido no mercado, a proposta de remuneração e benefícios precisa ser muito vantajosa. E, claro, isso só acontece se a pessoa tem uma formação focada e interessante para atender às expectativas daquela empresa.

É neste momento que vale destacar um chavão típico de quando pesquisamos sobre a importância da pós-graduação para a carreira: hoje, a graduação é apenas o básico para se ter um bom posicionamento no trabalho. Quem quiser ocupar lugares de destaque, ser bem-vindo em grandes organizações, barganhar um salário mais elevado e benefícios especiais precisa entregar ao mercado o que ele espera.

Uma das máximas existentes entre especialistas de Recursos Humanos é: raridade custa caro. Quer dizer, uma graduação dá uma visão bastante ampla da área de atuação. Uma vez que a pessoa busque afunilar seus conhecimentos e acumular informações ricas e diferenciadas, o mercado tende a valorizar essa exclusividade.

A importância da pós-graduação vai além de questões profissionais

Obter um grau mais elevado no nível de escolaridade vai além de conquistar um salário maior. É uma forma de estar preparado para a volatilidade da economia e ter bagagem para saber lidar com situações adversas, tanto como funcionário quanto como gestor ou empreendedor, bem como ter a capacidade de transitar entre esses universos.

Em uma empresa, momentos de dificuldades podem ser melhor administrados se você for parte ativa do processo de organização da companhia. Quando essa função fica a cargo de outras pessoas, a sua carreira está refém das decisões tomadas por elas para manter o desenvolvimento sustentável. Ao contrário, se você participa de planejamentos estratégicos, as chances de se colocar como uma figura fundamental para o sucesso do plano são muito maiores. Consequentemente, a valorização do seu nome dentro da empresa tende a crescer cada vez mais.

Outra realidade está diante da possibilidade de gerir ou empreender. Foi-se o tempo que estar à frente de uma equipe ou abrir um negócio dependia apenas de talento nato ou força de vontade. Claro, são requisitos importantes, mas ter conhecimento é indispensável. Hoje, conhecimentos específicos são parte essencial da receita de um negócio de sucesso.

Pode ser que ter algo próprio, por exemplo, seja uma meta de médio ou longo prazo, como também é possível que, neste momento, tal possibilidade não faça parte dos seus planos. De qualquer forma, uma especialização significa justamente isso: estar pronto e ter condições técnicas e intelectuais de levar adiante qualquer desafio com muito mais conhecimento e propriedade.

No caso de algo próprio, além de haver mais subsídios para conduzir um processo de desenvolvimento do negócio, depois que ele estiver consolidado e já contar com uma estrutura mais robusta, a própria seleção e gerenciamento da equipe poderá ser mais bem-realizada por conta dos conhecimentos profundos da área de atuação e da vivência na construção das bases da sua empresa.

Enfim, uma pós-graduação é um caminho seguro e sólido para conquistas mais promissoras na vida profissional e, consequentemente, na pessoal, considerando que uma realidade está completamente associada à outra. Isso se traduz em bem-estar, qualidade de vida, realização dos sonhos e planos e satisfação com a própria carreira.

Se você tem alguma dúvida a respeito do papel que uma pós-graduação pode desempenhar na sua vida, entre em contato conosco aqui na Unesc! Além de todos os benefícios de uma pós-graduação que mostramos aqui neste texto, convidamos você a conhecer outro caminho que pode trazer ainda mais vantagens para sua formação: o formato EaD. Bom… isso é assunto para outros posts! Continue acompanhando nosso blog e fique à vontade para compartilhar dúvidas, sugestões e opiniões no espaço de comentários abaixo. Contamos com a sua participação para enriquecer nossa troca de ideias.