A melhor pós-graduação é aquela certa para alunos certos

Sejamos francos: o primeiro pensamento de quem decide por qualquer tipo de formação acadêmica é o mercado de trabalho. Trata-se de algo legítimo, pois todos estamos em busca de melhores oportunidades, um salário melhor, condições de vida mais confortáveis e a realização dos nossos sonhos, não é verdade? No entanto, não é por isso que devemos fazer qualquer escolha. A melhor pós-graduação é aquela que vai ao encontro das suas aptidões e da sua visão de mundo. E a modalidade EaD, por exemplo, pode ser uma grande aliada no esforço de tornar esse seu desejo uma realidade.

É só pararmos para pensar: quando estávamos na fase do vestibular, uma das principais recomendações era escolher um curso que nos fizesse bem. Afinal, era a escolha da nossa profissão e ela representa grande parte da nossa personalidade, ocupa a maior parte dos nossos dias e da nossa vida, certo?

Na graduação, em época de TCC, os professores orientavam a escolher um tema relevante, claro, mas que estivesse conectado aos interesses pessoais. Essa recomendação tinha uma preocupação evidente: seriam meses se dedicando e pesquisando o assunto, e é muito mais difícil quando todo esse esforço é concentrado em algo que não gostamos!

Agora chegou o momento de escolher a pós. Talvez você tenha a percepção, inclusive, de que demorou demais para essa decisão ser tomada. De toda forma, independentemente da sua visão a respeito desse passo importante na sua vida, uma coisa é certa: a escolha precisa ser feita com cautela! A pós-graduação é mais uma etapa bastante relevante para o seu futuro. Ela pode dar a possibilidade de aprimorar a qualificação para a carreira em que você atua ou, até mesmo, auxiliá-lo a buscar um reposicionamento.

Por isso, é fundamental fazer uma análise profunda, realista e sincera, colocando na balança aquilo que você precisa, o que você quer e o que você gosta. Ao encontrar um equilíbrio entre esses elementos, daí então está na hora de fazer sua inscrição. Quer entender como fazer essa avaliação? Nós ajudamos você! É só seguir com a gente!

A melhor pós-graduação reforça suas melhores habilidades

Antes de mais nada, precisamos pontuar que, quando falamos em habilidades, não estamos tratando apenas de questões técnicas. Aspectos mais subjetivos, como facilidade em determinada área, convicções pessoais e percepção de mundo são elementos que contribuem para você desempenhar um trabalho melhor. Imagine, por exemplo, duas pessoas formadas em pedagogia: uma delas é mais paciente, gosta de crianças e tem facilidade em promover identificação com elas; a outra tem interesse na área educacional, mas um pouco de dificuldade em lidar com os pequenos. Qual delas você acha que tem mais possibilidades de fazer um bom trabalho após uma especialização em alfabetização e letramento? Certamente a primeira pessoa, concorda? Viu como as preferências pessoais fazem a diferença?

A outra pedagoga, diante da falta de habilidade com a garotada, poderia permanecer na área educacional, que tanto aprecia, porém, com uma atuação mais gerencial. Nesse caso, uma especialização em gestão escolar poderia ser bastante útil para unir suas convicções e habilidades às suas necessidades.

Mas também é preciso observar o mercado. Seria contraproducente, por exemplo, diante de plataformas de streaming, da popularização da TV a cabo e das alternativas na internet que alguém formado em administração investisse pesado em uma videolocadora, não é verdade? Nós colocamos aqui este exemplo para destacar a necessidade de fazer aquele balanço que citamos anteriormente. Por mais que suas preferências sejam importantes, é preciso associá-las às oportunidades de mercado.

Assim, essa pessoa que gosta de filmes e quer abrir uma empresa explorando esse tipo de produto pode fazer uma especialização em gestão empresarial. No curso, ela vai conhecer melhor a realidade do mercado e as melhores práticas de gestão. Dessa maneira, conseguirá pensar no melhor negócio que una as suas vontades a oportunidades mais promissoras.

Como a EaD pode auxiliar nesse processo

Acabamos de falar de dois daqueles pesos que citamos para serem colocados numa balança ao decidir por sua pós-graduação: o que você quer e o que você gosta. Segundo os exemplos que apresentamos, nossos três personagens querem se especializar em áreas que já atuam. Sobre o que eles gostam, dois têm familiaridade com educação e outro com filmes.

Contudo, ao estar inserido no mercado, um bem muito precioso que fica mais escasso é o tempo. Recursos financeiros também são um aspecto importante, como já comentamos. Porém, não se pode abrir mão da qualidade só porque existe uma falta desses dois itens.

Optar por uma pós EaD, portanto, é um caminho inteligente e maduro. Um curso a distância tem um custo menor do que um presencial, auxilia na administração do tempo e preserva as características de uma formação presencial. Principalmente na Unesc, onde a qualidade da proposta pedagógica é levada muito a sério e a obtenção de ainda mais benefícios com essa escolha fica assegurada.

Por isso, ao decidir por uma pós-graduação, não deixe de fazer essa reflexão que sugerimos aqui. Em seguida, conheça os cursos disponíveis na nossa modalidade EaD e conte com a gente para auxiliá-lo nessa trajetória! Se você tem alguma dúvida sobre as especializações que oferecemos, entre em contato conosco ou deixe o seu comentário.