A relação entre EaD e qualidade de vida para o crescimento profissional

O nível de felicidade e satisfação das pessoas com a vida são fatores importantes para garantir o seu bem-estar. E isso não se aplica apenas no que diz respeito às questões pessoais, pois as referentes ao profissional também têm grande força. Afinal, o trabalho ocupa uma grande porcentagem do dia e, se algo não está bem nele, certamente o impacto é sentido em todos os outros aspectos. Aqui, podemos já fazer uma relação importante entre EaD e qualidade de vida, tema central deste artigo. Isso porque a educação é indispensável para o desenvolvimento e a construção de uma carreira sólida e que, consequentemente, satisfaça os indivíduos também pessoalmente.

A vida moderna garante, sem dúvidas, inúmeras melhorias e facilidades ao nosso cotidiano, mas também exige cada vez mais das pessoas. Estas, por sua vez, sacrificam com frequência o tempo livre para dar conta do que é necessário. Não só deixam de lado atividades que lhes proporcionam prazer e bem-estar (e que funcionam como uma válvula de escape), como param de investir naquelas consideradas essenciais para o desenvolvimento profissional, responsáveis por aumentar o conhecimento na área de atuação e desenvolver novas habilidades. O resultado disso é que os profissionais ficam sobrecarregados e passam, infelizmente, a se dedicar de forma mecânica à rotina que têm em determinada empresa, perdendo grandes chances de crescerem profissionalmente.

Daí, surge a questão: como conciliar todas essas atividades, visando ao desenvolvimento pessoal e profissional, para garantir uma boa qualidade de vida? Bom, quando falamos em pós-graduação, a EaD apresenta-se como uma solução bastante eficaz, pois proporciona um aprendizado efetivo e permite um estudo flexível.

Como EaD e qualidade de vida se complementam

Desde seu início, com os cursos por correspondência, a EaD tem revolucionado a relação de ensino-aprendizagem. Além de quebrar as barreiras geográficas, levando o conhecimento para áreas de difícil acesso, desenvolveu técnicas capazes de engajar e motivar os estudantes em relação ao aprendizado. E isso foi impulsionado com o desenvolvimento do ambiente digital. Umas das características mais importantes desta modalidade de ensino é exatamente o acesso a cursos com a mesma qualidade (ou até superior) daqueles realizados presencialmente, com o bônus de permitir que os estudantes façam seus próprios horários de estudo.

Dessa forma, os participantes podem organizar melhor seus compromissos, estudando nos horários que forem mais convenientes para realizar as atividades propostas de forma muito mais produtiva. A falta de tempo deixa de ser um grande problema e as pessoas ganham a oportunidade de conciliar trabalho, tempo de lazer e estudo. Em outras palavras, não é necessário estagnar na carreira nem suprimir outras atividades que fazem bem.

Outra grande vantagem do método EaD é a possibilidade de as pessoas realizarem dois cursos de pós-graduação simultaneamente, e o que é melhor: em um tempo mais curto, com um valor menor. Aqui na Unesc, por exemplo, organizamos as ementas de modo a permitir essa facilidade. Ao optar por dois cursos de pós-graduação EaD da mesma área, o aluno cursa as disciplinas de núcleo comum e, em paralelo, realiza as matérias específicas de cada um. Temos certeza de que a educação transforma tanto os alunos quanto a sociedade como um todo, então, nada mais justo que oferecermos as melhores opções de especialização à comunidade, você concorda?

E como isso impacta no crescimento profissional?

Bem sabemos o quão exigente o mercado está. Não basta ter um bom conhecimento prático se a base teórica não for constantemente aprimorada. É preciso estar atento à evolução do mercado e acompanhar as novas tecnologias para conseguir uma posição de destaque, seja por meio de um emprego novo, seja a partir da tão sonhada promoção. Por isso, não se pode deixar de lado o investimento em educação. Ele é o que permite trabalhar com mais qualidade e eficiência, fazendo com que sejam alcançados os objetivos corporativos.

Agora, imagine conseguir esse progresso com uma boa qualidade de vida! Fantástico, não é verdade? Aliás, esse é outro aspecto que influencia no crescimento profissional, pois impacta diretamente na motivação e no bom desempenho em relação ao trabalho. Manter uma boa alimentação, praticar esportes, fazer atividades que proporcionem bem-estar e ter horários bem organizados são alguns dos pontos que proporcionam uma vida em harmonia, tornando as pessoas mais criativas, inovadoras, produtivas e comprometidas. E é isso o que as empresas buscam, certo? Um profissional que apresente essas características e tenha know-how certamente será valorizado no mercado, conquistando um rápido crescimento.

A EaD proporciona inúmeras vantagens para os estudantes, por isso, se você está adiando o sonho de fazer sua especialização, chegou a hora de analisar essa possibilidade. Para mais informações sobre pós-graduação a distância, entre em contato conosco! Também podemos orientá-lo sobre a melhor forma de dar continuidade aos estudos.