Reposicionamento de carreira: como uma pós EaD ajuda neste desafio

Muitas pessoas se preparam para entrar no mercado de trabalho com graduação e especialização, conseguem um emprego legal, mas, em determinado momento, percebem que não é mais aquilo que desejam fazer. É uma situação complicada, pois muitos acreditam que é o fim da vida profissional. Porém, não é bem assim. Buscar um reposicionamento de carreira, nos dias de hoje, pode ser mais tranquilo do que você imagina. Uma alternativa bastante viável para iniciar esta nova etapa é fazer uma segunda pós-graduação, desta vez na modalidade a distância, que proporciona a facilidade de você escolher o local e o horário em que quer estudar.

Para iniciar este processo de recolocação profissional, você primeiro precisa analisar e decidir qual é o seu objetivo, afinal, há algumas possibilidades a serem avaliadas. Por exemplo: você pode continuar na mesma empresa, mas em um cargo diferente; pode optar por trocar a área de atuação; ou, até mesmo, tornar-se um empreendedor e ter o próprio negócio.

Mudar a função, mas não a empresa

Imagine o seguinte: você não está satisfeito com a sua função atual, mas gosta muito da empresa em que trabalha, pois ela reconhece o esforço dos funcionários e oferece um salário um pouco acima do mercado, além de ter uma política de mobilidade de cargos bem flexível. Neste caso, você pode tentar uma mudança de departamento, por exemplo. Procure o RH e veja quais são as opções para fazer essa troca, deixando claro que você está disposto a estudar para conseguir a nova vaga.

Dessa forma, você continua empregado onde tanto gosta de trabalhar e pode fazer uma nova pós-graduação bem focada na nova função que pretende exercer, deixando de lado qualquer incerteza sobre um reposicionamento no futuro.

Trocar de empresa e de área de atuação

Porém, se o objetivo é realmente mudar de ares e escolher uma nova área de atuação, o primeiro passo é descobrir o que você quer para o futuro. Analise o que você faz hoje, quais são os pontos que agradam e quais não, por que você deixou de gostar de algum aspecto, o que mudaria e em que gostaria de atuar. Nem sempre há resposta para todas as questões, pois você pode simplesmente não estar mais feliz fazendo o que faz e resolver mudar. O mais importante, na verdade, é descobrir o que pretende fazer daqui para a frente.

Com isso em mente, busque as especializações que estão disponíveis no mercado. Dentro de cada área do conhecimento é possível encontrar uma imensa variedade de cursos a distância. Aqui na Unesc, por exemplo, oferecemos pós-graduação EaD nas áreas empresarial, da educação, da saúde e de engenharias e tecnologias.

Além disso, como comentamos em outro texto aqui no blog, você tem a oportunidade de realizar dois cursos de pós-graduação EaD simultaneamente, em um tempo mais curto e com um valor menor. Lembre-se: um bom profissional tem sempre lugar no mercado de trabalho.

Virar um empreendedor

Agora, se você decidiu que estava na hora de deixar a vida de funcionário e resolveu abrir o próprio negócio, uma pós-graduação a distância vai cair como uma luva. Todo empresário sabe que não é fácil dar esse pontapé inicial sem conhecimento, por isso, é fundamental buscar conteúdo sobre empreendedorismo, inovação e administração logo no começo. Na Unesc, inclusive, oferecemos especializações que se encaixam perfeitamente nesta realidade, tratando de gestão empresarial, recursos humanos, gestão de marketing, logística empresarial e gestão jurídica empresarial.

Com uma pós EaD, tanto o trabalho na nova empresa quanto a especialização podem ser feitos sem atropelos, cada um no seu momento. E com a vantagem de que o empreendedor vai aprendendo à medida que desenvolve e faz seu próprio negócio crescer.

No começo, mudar de cenário ou buscar novos desafios é realmente uma decisão difícil, mas não impossível de ser tomada. O importante é analisar o presente e projetar quais são as suas expectativas para o futuro, lembrando que sempre há alternativas viáveis para ajudá-lo, como a pós-graduação a distância.

Saiba mais sobre as pós-graduações EaD da Unesc! Temos certeza que uma delas pode fazer a diferença no seu reposicionamento de carreira. Conte com a gente!