Saiba como é a interação entre professores e alunos na EaD

Está pensando em fazer uma pós-graduação a distância, mas tem receio de se sentir em uma rotina solitária e pouco humanizada? Pois se for esse o impedimento, faça agora mesmo a sua inscrição! Falamos isso porque o grande receio das pessoas costuma ocorrer por causa da imagem de se estar em frente a um computador e realizando os exercícios sem qualquer contato social. Contudo, esse pensamento não encontra respaldo na realidade. Então, se você tem alguma apreensão nesse sentido, relaxe! Nós vamos explicar como é a interação entre professores e alunos na EaD, ou mesmo entre colegas de turma, e mostrar que os estudos por este método de ensino são mais dinâmicos e interativos do que você pode imaginar.

Afinal, o próprio ambiente virtual de uma pós-graduação EaD tem uma estrutura que permite a troca de ideias, o compartilhamento de informações, o aprendizado em conjunto, o acesso a informações importantes da pós e, principalmente, fóruns de discussão que auxiliam nesse processo de entendimento das atividades propostas e de proximidade com os colegas.

Além disso, os encontros nos polos nos momentos das avaliações presenciais são excelentes oportunidades para conversar pessoalmente com quem você já conversa on-line. Claro, não é nenhuma conversa com fins acadêmicos, porque não se trata do espaço ideal para sanar dúvidas a respeito do conteúdo. Porém, se o objetivo é interagir, trocar ideias informalmente, comentar as atividades, conhecer e dialogar face a face com quem está na mesma jornada que você, essas reuniões contribuem de forma bastante positiva.

Portanto, não há falta de socialização, não. Podemos dizer, inclusive, que é até mesmo um reflexo do próprio comportamento atual em relação às interações sociais. Você pode perceber que passamos grande parte dos nossos dias conversando com nossos amigos e familiares por aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, e as redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Até mesmo a rotina profissional costuma ser documentada no LinkedIn. E mesmo quando estamos num contato pessoal com amigos, em restaurantes, por exemplo, as pessoas não se desconectam.

Com isso podemos perceber que não é uma dificuldade, nem algo fora da realidade, tratar de questões da pós-graduação em um ambiente virtual, que inclusive é projetado para proporcionar a melhor experiência de interação acadêmica. É mais um espaço, dentre os muitos que temos, para compartilhar conhecimento on-line.

Como é a interação entre professores e alunos na EaD

Talvez a sua preocupação não esteja relacionada às interações sociais mas, sim, à maneira que os professores estarão presentes nos momentos de dúvidas, o que certamente é um aspecto extremamente relevante para se garantir a qualidade do aprendizado. Neste caso, fique tranquilo também. Na modalidade EaD o acompanhamento do aluno não fica comprometido por conta do modelo a distância. Ao contrário: é muito mais tranquilo ao professor avaliar o desempenho dos estudantes, já que os relatórios, o avanço nas atividades e a frequência de participação no módulo de estudo podem ser verificados on-line.

Se durante uma atividade surgir alguma dúvida, se o conteúdo não estiver sendo compreendido, se for preciso esclarecer alguma questão ou discutir algum tema, os professores e tutores estarão presentes no chat para prestar todo auxílio necessário conforme horários definidos no cronograma do curso.

E mais: pela própria característica da EaD, as interações pelos espaços de comunicação dentro da própria plataforma e mesmo por e-mail são bem mais comuns. No fim, a atenção dispensada pelos professores aos alunos acaba sendo ainda mais qualificada. Associado ao conteúdo disponibilizado e ao dinamismo da proposta de ensino, todo o processo fica bem mais interessante e motivador. Somando aos fóruns, já citados, em que os estudantes trocam ideias entre si, temos um ambiente incrivelmente completo para fomentar a curiosidade, o conhecimento e a qualificação na formação.

Há ainda os tutores, também já mencionados, que podem prestar auxílios pontuais no ambiente virtual e mesmo no dia da prova, após a aplicação dela. Eles são profissionais especialistas na disciplina que prestam tutoria e têm total capacidade de auxiliar da melhor forma possível.

Tem-se, portanto, um extenso aparato tecnológico, acadêmico e de pessoal para fornecer as melhores condições de fazer uma pós-graduação com amplo suporte de colegas e especialistas, impedindo qualquer sensação de que os estudos estão sendo solitários.

Se você ficou entusiasmado para experimentar esse modelo de ensino, entre em contato conosco, conheça as pós-graduações EaD disponíveis aqui na Unesc e capacite-se agora mesmo em uma instituição reconhecida e respeitada! E se tiver qualquer dúvida, você pode usar o espaço de comentários abaixo. Estamos abertos para ouvir você!