Saiba quais são os requisitos técnicos para fazer pós EaD

A educação a distância (EaD) está se fortalecendo cada vez mais como uma excelente opção para estudantes de pós-graduação. Um dos principais motivos para isso é a versatilidade proporcionada por essa modalidade de ensino. Além de oferecer flexibilidade quanto aos horários de estudo, o que é extremamente importante para profissionais que o conciliam com o trabalho, e proporcionar acompanhamento técnico de professores e tutores de maneira muito qualificada, os requisitos técnicos necessários para cursar pós EaD são simples e de fácil acesso a todos. Isso mesmo! Nada de computadores ultramodernos ou programas difíceis de utilizar. Os cursos a distância foram desenvolvidos para realmente otimizar a vida das pessoas que querem aprimorar suas habilidades.

Ao contrário do que muitos ainda pensam, as ferramentas e os sistemas utilizados na EaD estão presentes em nosso dia a dia e não exigem alto conhecimento tecnológico ou de computação.

Os requisitos técnicos para cursar pós EaD

Os cursos virtuais são hospedados em uma plataforma denominada Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É nela que todos os materiais (vídeos, textos, atividades) são disponibilizados e é onde ocorrem as principais formas de contato entre os estudantes, os professores e os tutores. Dessa maneira, os alunos precisam apenas ter as ferramentas e os softwares que permitam o acesso à plataforma para a realização das atividades. A seguir, listamos tudo o que você precisa para fazer uma pós EaD. Acompanhe!

Conhecimentos básicos de informática

Para fazer uma pós EaD, não é necessário ser um perito em informática, apenas ter conhecimentos básicos que permitam utilizar os programas necessários para elaborar os trabalhos, acessar a internet e trocar e-mails, por exemplo. Até porque, nesta modalidade de ensino, grande parte das tarefas deve ser entregue de forma on-line (por e-mails ou por meio da própria plataforma do curso). Em resumo, queremos dizer que o estudante precisa sentir-se confortável em utilizar a internet para acompanhar às aulas e saber usar algumas ferramentas para realizar as atividades propostas ao longo da pós.

Dispositivos com configuração básica

Para assistir às videoaulas, basta que o estudante tenha um computador com uma configuração básica (memória RAM de, pelo menos, 4 GB, espaço livre em disco de 250 MB, sistema operacional Windows 7 ou superior) e, claro, acesso à internet. Quer dizer, você não precisa adquirir uma máquina nova e super potente. Além disso, uma das grandes vantagens da EaD é a possibilidade de estudar por meio de dispositivos móveis, desde que eles também estejam conectados à internet e tenham as ferramentas necessárias, que listaremos daqui a pouco. Assim, você pode utilizar seu smartphone ou tablet, por exemplo, para ter acesso ao conteúdo, independentemente do lugar em que esteja — e, por isso, nem precisa se preocupar, caso fique sem computador durante algum tempo.

Internet banda larga

É necessário que o aluno tenha uma internet de boa qualidade, que garanta rapidez e estabilidade à conexão para acesso ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Afinal, a fluidez do estudo e a concentração do estudante podem ser bastante prejudicadas quando a internet é muito lenta ou cai com frequência. Desse modo, é indicado que você pesquise os serviços de internet disponíveis em sua região e opte por aquele com melhor custo-benefício. Lembre-se: não é necessário escolher o plano mais caro, pois uma internet com velocidade mínima de 5 MB já é suficiente.

Programas para criação e edição de textos e apresentações

Assim como estudantes de pós-graduação presencial, os que optam pelo formato EaD também precisam, é claro, fazer trabalhos e apresentações e ler textos. Para isso, é necessário contar com ferramentas que permitam a realização dessas atividades, como o Microsoft Office — caso você não tenha essa opção instalada em seu computador, pode fazer o download do LibreOffice, uma versão livre e tão eficiente quanto a paga, ou utilizar opções on-line, como o Documentos Google. Outros itens necessários são o Adobe Reader (para ler arquivos no formato PDF) e um leitor de vídeo, como o VCL Media Player (VLC).

Percebeu como fazer uma pós-graduação a distância não é um bicho de sete cabeças? Aproveite para dar um novo passo em sua carreira com um curso EaD, aprendendo de forma agradável e conquistando resultados eficazes. E você sabe: aqui na Unesc, há opções de especialização em diversas áreas do conhecimento. Para mais informações, entre em contato com nossa equipe!